quarta-feira, 8 de julho de 2009

Evel Knievel

O cara era um maluco para os padrões da época, meados dos anos 60,70... Aliás, para os padrões atuais ele também continuaria sendo um maluco.

Evel Knievel, o mais famoso “saltador de obstáculos” desafiava a lógica de tal maneira que qualquer um apostaria tudo, que ele iria se dar mal. E muuuuitas vezes a galera ganhava a aposta.


Mas foi assim, entre saltos espetaculares, muitas fraturas e algumas “quase tragédias” que Evel Knievel tornou-se um herói americano e um mito mundial. O melhor de tudo é que o cara pilotava uma robusta e pesada Harley-Davidson XR-750 com suspensão de tecnologia “imaginária”.

Até os 27 anos, Robert Craig Knievel, era um perdido quando se tornou sócio de uma loja de motos. Foi ai que uma jogada de marketing mudou a vida desse maluco. Os negócios não iam bem e para atrair clientes Evel disse que saltaria de moto sobre carros estacionados, seguidos por uma caixa com cobras e por um leão amarrado. Mil pessoas compareceram para ver o que seria o primeira apresentação de uma lenda do motociclismo. Bom, Evel Knievel fez o que prometeu e saltou, entretanto, quem apostou que ele cairia dentro da caixa de cobras, ganhou...




Daí pra frente vocês já devem imaginar o que aconteceu....saltos, saltos, saltos, saltos incríveis, saltos, saltos, saltos incríveis, quedas, saltos, saltos incríveis, quedas incríveis, quedas, quedas, quedas, quedas incríveis, saltos incríveis...




O cara saltou, ou pelo menos tentou saltar, um monte de coisas. Em 1967 Evel saltou 16 carros enfileirados. Tentou saltar sobre a fonte de um cassino em Las Vegas e ficou 29 dias em coma.




Em 1971 Evel se quebrou de novo quando tentando saltar 13 caminhões da Pepsi. Em 72 quebrou duas vértebras em outro acidente. Em Em 1973 conseguiu um salto em altura com a Harley e superou 50 carros empilhados. Segue algumas fotos das proezas...




Em 1974 topou saltar o Grand Canyon de foguete e ganhou quem apostou que ele ia se ferrar...pelo menos saiu vivo.

Em 1975 foi pular 13 ônibus e mais algumas fraturas, mal se recuperou e no mesmo ano saltou sobre 14 ônibus. Em 1976 tentou pular sobre um tanque cheio de tubarões e sofreu mais um grave acidente onde um cinegrafista e um telespectador também se machucaram. Daí em diante decidiu largar de mão os grandes desafios e continuou apenas com pequenos shows pelo país.



Evel Knievel fez parte do livro dos recordes como o homem que sofreu mais fraturas. Foram 35 lembranças...


Robert Craig Knievel morreu em 30 de novembro de 2007, aos 69 anos.



Evel Kinievel Ruleeeeeezzzzzzzzzzzzz

Site oficial: www.evelknievel.com
Filme: Evel Knievel-Desafio Em Duas Rodas

2 comentários:

Vicente Queiroz disse...

Já ouviu falarem aquela expressão: Vaso ruim não quebra?

AHAHAHAHA

SUBVERSIVA UNDERGROUND disse...

Massa esse reportagem que tu fez!!
Indico também o filme sobre a vida de Evel Knievel, vale a pena!!